Características de competência (biologia), tipos, exemplos (2022)

1650

210

Philip Kelley

Características de competência (biologia), tipos, exemplos (1)

O competência, Em biologia, é um tipo de interação ecológica em que organismos de diferentes espécies ou da mesma espécie que coexistem em um espaço comum exploram um recurso limitado, ou seja, não é suficiente para satisfazer as necessidades de todos..

(Video) CONCURSO SEE PERNAMBUCO - CARGO ESPECÍFICO DE BIOLOGIA

Independentemente de qual organismo seja, todo ser vivo da biosfera pertence a algum ecossistema e cada ecossistema é formado por um conjunto de comunidades formadas por populações de diferentes espécies, sejam animais, plantas, fungos, bactérias ou outros..

Características de competência (biologia), tipos, exemplos (2)

Qualquer ecossistema é caracterizado por seus elementos ou fatores bióticos e abióticos, bem como pelas relações existentes entre os dois. Os fatores bióticos de um ecossistema são seus "elementos" vivos, enquanto os fatores abióticos são todos aqueles elementos "não vivos", como água, vento, temperatura, rochas, radiação solar, pH, salinidade, etc..

A composição das espécies nas comunidades que fazem parte de um determinado ecossistema é determinada, principalmente, pelas relações existentes entre seus organismos e entre eles e o ambiente que os circunda..

As interações entre organismos dentro de uma comunidade ou população são conhecidas como interações ecológicas ou específicas, que podem ser intraespecíficas (entre indivíduos da mesma espécie) ou interespecíficas (entre organismos de espécies diferentes).

Existem seis tipos principais de interações ecológicas: simbiose, mutualismo, amensalismo, comensalismo, predação e competição. Destes, a competição e a predação desempenham um papel fundamental tanto na definição dos ecossistemas quanto na manutenção de sua dinâmica e equilíbrio..

Índice do artigo

  • 1 Características da competição
  • 2 tipos de competência biológica
    • 2.1 Competição por interferência
    • 2.2 Concorrência para exploração
    • 2.3 Competição aparente
  • 3 Exemplos de competência biológica
    • 3.1 Competição em plantas
    • 3.2 Competição em animais
  • 4 referências

Características da competição

- A competição é um tipo de interação ecológica que ocorre entre diferentes organismos, sejam eles da mesma espécie ou de espécies diferentes..

(Video) AO VIVO | Biologia - ENEM 2020 | Evolução Biológica | Semana Inaugural

- É caracterizada principalmente pela necessidade das partes interagentes do mesmo recurso, que é em quantidade ou disponibilidade limitada (água, comida, espaço, parceiro reprodutivo, luz solar, etc.).

- A competição ocorre quando o ambiente para fornecer um determinado recurso é inferior às necessidades biológicas de dois ou mais organismos que dele se aproveitam..

- Independentemente do recurso pelo qual dois organismos competem, uma relação competitiva sempre implica que haja um “vencedor” e um “perdedor”, ou seja, um dos organismos concorrentes recebe o benefício do recurso e o outro não, por isso é prejudicada na ausência disso (resulta em uma modificação do ginástica de indivíduos).

- A competição é um tipo de interação ecológica, mas tem um forte caráter evolutivo, pois "molda" muitas características das espécies competidoras para torná-las "melhores competidoras" no ambiente em que se desenvolvem (adaptação).

- A competição entre organismos pode ser uma interação direta ou indireta. É direta quando os organismos entram em contato entre si e competem pelo mesmo recurso, e indireta quando, apesar de não competir exatamente pelo mesmo recurso, a exploração de um recurso relacionado por um dos organismos afeta indiretamente a disponibilidade de outro recurso. para o outro organismo.

- A maneira mais comum de mostrar os efeitos da competição entre dois organismos é estimar a proporção de descendentes após o evento de competição e compará-la com o número de descendentes antes de ocorrer a interação..

- A competição pode ser um fator importante na regulação do tamanho da população das espécies.

(Video) Identificação e Papiloscopia Forense - SmartPol (Profº Pedro Canezin)

Tipos de competência biológica

A maneira mais comum de categorizar interações concorrentes na natureza é identificando os organismos que participam dessas interações. Assim, dois tipos principais de competição foram definidos:

  • A competição intraespecífico, que ocorre entre organismos da mesma espécie, o exemplo mais comum é a competição por parceiros reprodutivos, e
  • A competição interespecífico, o que ocorre entre organismos de espécies diferentes; um exemplo poderia ser o de dois polinizadores que se alimentam do néctar da mesma flor.

A competição interespecífica pode terminar com a extinção das espécies menos favorecidas, embora seja muito comum observar eventos de especialização e adaptação, graças aos quais as espécies desenvolvem características que lhes permitem explorar diferentes recursos..

No entanto, alguns autores propõem uma classificação adicional, descrevendo três tipos de competência com base nos recursos envolvidos:

Competição por interferência

A competição por interferência ocorre diretamente entre indivíduos concorrentes. Isso ocorre quando um organismo altera diretamente o comportamento de outros indivíduos em relação à exploração de um recurso.

Um bom exemplo pode ser o de um leão alfa em um bando que impede, por meio de um comportamento agressivo, que outros machos mais jovens acasalem com as fêmeas, resultando em uma mudança de comportamento nos leões mais jovens..

Competição para exploração

Características de competência (biologia), tipos, exemplos (3)

A competição por exploração pode ser considerada uma espécie de competição "indireta", uma vez que os organismos em questão não interagem diretamente entre si, mas sim através da exploração de um recurso comum, seja ele território, alimento, água, etc..

Nesse tipo de competição, a exploração de um recurso por um organismo limita a quantidade do mesmo recurso que está disponível para o outro organismo com o qual ele compete indiretamente, diminuindo a aptidão e a capacidade reprodutiva deste último..

(Video) [BNCC Ensino Médio] BNCC Comentada: Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Quando há competição pela exploração, eventualmente o concorrente "mais forte" é capaz de eliminar ou deslocar os concorrentes "inferiores" da área onde o recurso comum está localizado, causando um exclusão competitiva.

Competição aparente

Características de competência (biologia), tipos, exemplos (4)

A competição aparente é descrita como aquela entre dois indivíduos que, embora não concorram diretamente pelo mesmo recurso, se afetam indiretamente. Não é fácil de observar na natureza, pois é mais complexo do que as relações diretas e pode envolver a participação de mais de duas espécies e diferentes condições ambientais..

Um exemplo é o de duas presas do mesmo predador, pois esquilos e ratos são presas de gaviões:

  • Quando a população de esquilos aumenta, um efeito positivo ocorre nas populações de camundongos, pois mais gaviões comem esquilos do que camundongos.
  • Um aumento na população de esquilos, por sua vez, pode se traduzir em um aumento na população de gaviões, o que implica em um maior número de gaviões que precisam se alimentar, o que pode afetar negativamente as populações de camundongos conforme a população de esquilos diminui.

Exemplos de competência biológica

Competição de planta

Características de competência (biologia), tipos, exemplos (5)

Em muitas florestas é muito comum descrever exemplos de competição entre organismos vegetais de diferentes espécies pela luz solar.

É o caso de muitas árvores na floresta amazônica ou em muitas outras florestas tropicais, onde algumas espécies, como as pertencentes à família Malvales, que atingem grandes alturas impedem que espécies menores recebam luz solar suficiente..

Também pode haver competição no nível do solo, ou seja, entre as raízes de plantas de espécies diferentes ou mesmo entre as raízes da mesma planta para acesso à água e nutrientes do solo, por espaço, etc..

Competição em animais

Características de competência (biologia), tipos, exemplos (6)

O conceito de competição talvez seja mais familiar do ponto de vista animal, pois há muitas evidências de comportamento a esse respeito, especialmente no caso de predadores..

(Video) Características e estruturas das bactérias - Biologia - Ensino Médio

Um exemplo muito comum tem a ver com leões (Panthera leo) e hienas (Crocuta crocuta), que às vezes pode ser dedicado a caçar a mesma presa de que os leões se alimentam, competindo, então, por essas.

Outro exemplo de competição, mas desta vez de refúgio, é o dos caranguejos eremitas. (Coenobita clypeatus) que habitam o fundo do mar e competem entre si por conchas de moluscos desabitadas para se refugiarem de seus predadores.

Referências

  1. Begon, M., Townsend, C. R., & Harper, J. L. (2006). Ecologia: de indivíduos a ecossistemas (No. Sirsi) i9781405111171).
  2. Fargione, J., & Tilman, D. (2002). Competição e coexistência em plantas terrestres. Em Competição e coexistência (pp. 165-206). Springer, Berlim, Heidelberg.
  3. Jordán, F., & Scheuring, I. (2004). Competição e convivência. Estudos Ecológicos.
  4. Lang, J. M. & Benbow, M. E. (2013) Species Interactions and Competition. Conhecimento em Educação da Natureza 4 (4): 8
  5. Marino, P. C. (2020). Competição ecológica. AccessScience. Recuperado em 11 de outubro de 2020, em https://doi.org/10.1036/1097-8542.757554

FAQs

Quais são os quatro tipos de competências? ›

As 4 competências básicas de um profissional de sucesso
  • Conhecimento. Essa lição está ligada a todo tipo de informação, conteúdo, conceitos, formações, experiências e aprendizado que você possui em sua área de atuação. ...
  • Perspectiva. ...
  • Julgamento. ...
  • Atitude.
9 Jan 2020

Como são classificadas as competências? ›

As competências podem ser classificadas como humanas (relacionadas ao indivíduo) ou organizacionais (relacionadas à organização). Vale ressaltar que é o conjunto de competências profissionais que sustenta a competência organizacional. Não haverá competência organizacional onde não houver competência profissional.

O que é competência e habilidade exemplos? ›

O que são habilidades e competências? As habilidades são qualidades que um profissional possui naturalmente para desenvolver algo. Já as competências, são atributos que são desenvolvidos ou aperfeiçoados através de experiências ao longo da carreira.

Quais são as competências de Ciências? ›

Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles.

Quais são os três tipos de competências? ›

Existem três tipos principais de competências:
  1. Organizacionais. As competências organizacionais referem-se às técnicas utilizadas para destacar uma organização em relação à concorrência. ...
  2. Técnicas. São as habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo da formação do colaborador. ...
  3. Comportamentais.
5 days ago

Quais são as seis competências? ›

Aqui vamos te dar alguns exemplos das competências mais requeridas nas principais empresas do mundo.
  • 1) Pró-atividade. ...
  • 2) Organização. ...
  • 3) Aprendizado constante. ...
  • 4) Ser disponível/Prestativo. ...
  • 5) Trabalhar bem em equipe. ...
  • 6) Autoconfiança.
9 Feb 2022

São exemplos de competência? ›

Neste conteúdo, você conhecerá as seguintes competências profissionais:
  • Organização;
  • Autoconfiança;
  • Trabalho em equipe;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Liderança;
  • Pensamento criativo;
  • Conhecimento técnico;
  • Proatividade;
7 days ago

Quais são as principais características da competência técnica? ›

As competências técnicas são aquelas que o colaborador adquire por meio de treinamentos, cursos, palestras, experiências em outras organizações e etc. Elas irão ajudar o profissional a ter um melhor desempenho nas atividades que desempenha na empresa.

Como identificar as competências? ›

Como identificar competências essenciais em profissionais
  1. Apoio motivacional. ...
  2. Promover o trabalho em equipe. ...
  3. Lidar com mudanças. ...
  4. Delegar poder. ...
  5. Desenvolver terceiros. ...
  6. Gerenciamento de performance. ...
  7. Comunicando e reportando. ...
  8. Comunicação oral.
16 Mar 2022

Quais são as 7 habilidades? ›

Conheça quais são as sete habilidades profissionais exigidas
  • 1) Autoconhecimento. Como mencionamos acima, escolher uma profissão é um grande desafio, acompanhado por diversas pressões individuais e sociais. ...
  • 2) Inteligência emocional. ...
  • 3) Flexibilidade. ...
  • 4) Criatividade. ...
  • 5) Versatilidade. ...
  • 6) Comunicação. ...
  • 7) Pensamento crítico.

Qual é o conceito de competência? ›

O conceito de competência pode ser entendido como sendo o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) necessários ao desempenho das funções dos que as pessoas exercem, visando o alcance dos objetivos da instituição.

Quais são os tipos de habilidades que existem? ›

7 tipos de habilidades essenciais em qualquer área
  • 1 Liderança.
  • 2 Capacidade de negociação.
  • 3 Flexibilidade.
  • 4 Comunicação.
  • 5 Autoconfiança.
  • 6 Resiliência.
  • 7 Autoconhecimento.
22 Sept 2020

Quais as habilidades de biologia? ›

Identificar e reconhecer as características gerais e os padrões de reprodução, crescimento e desenvolvimento nos diferentes filos do reino animal. Diversidade da vida e especificidades dos seres vivos: Biologia dos animais: • Padrões de reprodução, crescimento e desenvolvimento dos filos dos reino animal.

Quais são as competências e as habilidades para o ensino de biologia? ›

Em relação as áreas de atuação, o biólogo é habilitado para atuar no manejo, gestão, pesquisa e conservação in situ da fauna e de substâncias oriundas de seu metabolismo, regulamentado pela resolução Nº 526, de 04 de setembro de 2019, em que o mesmo poderá atuar e desempenhar as atividades relacionadas a fauna como ...

Quais as competências específicas que trabalhamos em Ciências da Natureza e suas tecnologias? ›

Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.

Quais são as competências essenciais? ›

As competências essenciais são aquelas que contribuem de maneira decisiva para a geração de valor dos seus produtos e serviços e impactam diretamente na forma com que esse valor é percebido pelos clientes.

Quais são as competências técnicas? ›

As competências técnicas podem ser entendidas como o conhecimento que o profissional adquire por meio de estudos.
...
Alguns exemplos de competências técnicas são:
  • Domínio de um idioma;
  • Habilidade de escrita;
  • Graduações;
  • Conhecimentos em determinados softwares;
  • Experiência na função.
29 Mar 2019

Quais as principais características das competências dos entes da federação? ›

As competências dos entes federativos são organizadas, ainda, sob dois modelos principais: repartição horizontal e vertical. Os modelos estão associados aos limites de atuação de cada ente federativo.

O que vem a ser competência cognitiva? ›

As competências cognitivas referem-se a entender ideias e como aplicá-las. Envolvem tanto o aspecto físico como o mental, como habilidades motoras e percepção.

Quais são os 3 pilares da competência? ›

Conhecimentos, habilidades e atitudes são os três eixos que compõem as competências de uma pessoa.

Qual a importância das competências? ›

Competência é a capacidade de um indivíduo executar uma tarefa corretamente. As competências fornecem um guia estruturado que permite a identificação, avaliação e desenvolvimento dos comportamentos dos empregados individualmente.

O que é uma competência individual? ›

Chiavenato (2010) define que as competências individuais é a fusão do conhecimento, habilidade e atitude que podem ser definidas com o propósito de integrar e convergir em uma determinada tarefa. Ainda afirma que pessoas dotadas de competências, são pessoas dotadas de talentos.

O que é competência técnica e funcional? ›

Competência Técnica e Funcional (CTF)

Pessoas com a Competência Técnica e Funcional, também chamada de Competência Técnica e Profissional, como âncora predominante são aquelas voltadas a suas habilidades técnicas específicas. A realização profissional está relacionada com carreira em uma mesma profissão/área.

O que é habilidade técnica de exemplo? ›

Pode-se definir como habilidade técnica, tudo aquilo que o colaborador sabe fazer tecnicamente, como por exemplo sua experiência como engenheiro de produção ou também sua fluência no idioma inglês.

O que são competências operacionais? ›

As competências operacionais são habilidades desenvolvidas na manufatura para permitir que uma empresa se diferencie dos concorrentes. Em conseqüência, por serem desenvolvidas internamente, tornam-se particularmente difíceis de serem copiadas ou transferidas, e, portanto, tornam-se valiosas (HAYES; PISANO, 1996).

O que é uma competência profissional? ›

O que são competências profissionais? De um modo geral, a descrição de competências profissionais está relacionada à capacidade que uma pessoa tem de executar determinada tarefa. Isso quer dizer que ela está diretamente ligada aos termos, como: aptidão, habilidade e qualificação.

Como aprimorar as competências? ›

Como desenvolver competências e habilidades profissionais?
  1. Esteja motivado a melhorar. O passo inicial para quem deseja se destacar enquanto profissional é estar motivado a se desenvolver. ...
  2. Tenha uma meta clara. ...
  3. Esteja sempre disposto a ouvir e aprender. ...
  4. Invista em autoconhecimento. ...
  5. Procure apoio especializado.

O que seriam as competências essenciais de que forma podemos estabelecer as competências essenciais para serem avaliadas no contexto da empresa? ›

Podemos definir o que são competências essenciais como um conjunto de conhecimentos e habilidades que se traduzem de maneira única nos produtos e serviços que a empresa oferece. Tratam-se de recursos estratégicos fundamentais que a organização vai adquirindo e desenvolvendo no decorrer de sua história.

Quais são as competências essenciais? ›

As competências essenciais são aquelas que contribuem de maneira decisiva para a geração de valor dos seus produtos e serviços e impactam diretamente na forma com que esse valor é percebido pelos clientes.

Quais são as competências técnicas e comportamentais? ›

As competências técnicas são aquelas que podem ser aprendidas e qualificam o profissional para uma função específica, enquanto as competências comportamentais são atitudes, emoções, sentimentos e características individuais do profissional.

O que é competência exemplos? ›

É o processo através do qual você implementa estratégias para entender e gerenciar eficazmente as emoções para alcançar um determinado resultado. Exemplos incluem: A capacidade de reconhecer e regular suas emoções e comportamentos no local de trabalho.

Como identificar as competências? ›

Como identificar competências essenciais em profissionais
  1. Apoio motivacional. ...
  2. Promover o trabalho em equipe. ...
  3. Lidar com mudanças. ...
  4. Delegar poder. ...
  5. Desenvolver terceiros. ...
  6. Gerenciamento de performance. ...
  7. Comunicando e reportando. ...
  8. Comunicação oral.
16 Mar 2022

O que são habilidades exemplos? ›

Como foi dito acima, as habilidades podem ser definidas a partir do “saber fazer”. Uma pessoa pode, por exemplo, saber cozinhar, jogar bola, fazer malabarismo, lavar roupas, pintar uma parede, entre outros. No entanto, existem algumas habilidades que são indispensáveis no exercício da gestão de desempenho.

Quais são as competências sociais? ›

As competências sociais incluem capacidades de comunicação, expressão verbal e desenvoltura nas interações com outras pessoas, essenciais para a capacidade de formar amizades, ser respeitado pelo outro e integrar-se em grupos, bem como ter uma convivência mais agradável com os outros.

Como se caracterizam as competências individuais? ›

Chiavenato (2010) define que as competências individuais é a fusão do conhecimento, habilidade e atitude que podem ser definidas com o propósito de integrar e convergir em uma determinada tarefa. Ainda afirma que pessoas dotadas de competências, são pessoas dotadas de talentos.

Qual é o conceito de competência? ›

O conceito de competência pode ser entendido como sendo o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) necessários ao desempenho das funções dos que as pessoas exercem, visando o alcance dos objetivos da instituição.

São exemplos de competências técnicas? ›

As competências técnicas podem ser entendidas como o conhecimento que o profissional adquire por meio de estudos.
...
Alguns exemplos de competências técnicas são:
  • Domínio de um idioma;
  • Habilidade de escrita;
  • Graduações;
  • Conhecimentos em determinados softwares;
  • Experiência na função.
29 Mar 2019

O que é uma característica comportamental? ›

As características comportamentais são um grupo de traços individuais que refletem na forma como o profissional pensa, sente e age dentro da sua organização.

O que vem a ser competência cognitiva? ›

As competências cognitivas referem-se a entender ideias e como aplicá-las. Envolvem tanto o aspecto físico como o mental, como habilidades motoras e percepção.

O que é competência coletiva? ›

Competências coletivas referem-se às competências de um grupo de indivíduos, os quais interagem, aprendem e cooperam coletivamente, sob um contexto determinado, no intuito de atingir uma atividade em comum.

Quais são as principais competências coletivas? ›

Hansson (2003) também parte das competências individuais para pensar as coletivas. Segundo o autor, a competência coletiva é formada por dois elementos da competência individual: a competência prática (ligada à execução das tarefas); e a interpessoal (interação social para realizar as atividades).

O que são competências funcionais? ›

3. Competências funcionais. As competências funcionais estão relacionadas a características importantes para o desempenho de determinada função. Por exemplo, para o cargo de gestora de RH é importante ter habilidades de comunicação e gestão bem desenvolvidas.

Videos

1. COMPETENCIAS ESPECIFICAS De CIENCIAS DA NATUREZA Para O ENSINO FUNDAMENTAL, COMPETENCIAS De CIENCIAS
(Prof Davi Souza)
2. MAPA CONCEITUAL
(GEEC- Grupo de Estudos em Educação Científica)
3. AULA ESPECIAL - Avaliação da Compulsão Alimentar
(Elisangela Machado Psicóloga)
4. Workshop "Características da carne e do leite de caprinos em função do sistema de produção" 17.06.21
(CC Caprinicultura)
5. ENEM - NATUREZA - AULA 02 - Competência 8: Biodiversidade, Bioética e Saúde Pública.
(ENEM por Mateus Prado)
6. BIOLOGIA ENEM #Aula2 Colégio Senhora de Fátima
(Terceirão Colégio Senhora de Fátima)

Top Articles

Latest Posts

Article information

Author: Greg Kuvalis

Last Updated: 12/07/2022

Views: 6015

Rating: 4.4 / 5 (75 voted)

Reviews: 90% of readers found this page helpful

Author information

Name: Greg Kuvalis

Birthday: 1996-12-20

Address: 53157 Trantow Inlet, Townemouth, FL 92564-0267

Phone: +68218650356656

Job: IT Representative

Hobby: Knitting, Amateur radio, Skiing, Running, Mountain biking, Slacklining, Electronics

Introduction: My name is Greg Kuvalis, I am a witty, spotless, beautiful, charming, delightful, thankful, beautiful person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.